Jornal O Clarim

Semanário Católico de Macau

D. Stephen Lee Bun Sang
Destaque Páscoa Todas as Categorias

Mensagem de Páscoa de D. Stephen Lee

«A luz de Cristo gloriosamente ressuscitado nos dissipe as trevas do coração e do espírito».

Durante o tempo Quaresmal, experimentámos um momento extraordinário de graça – as «24 Horas para o Senhor» – uma iniciativa promovida pelo Papa Francisco, por meio da qual ele convidou todos os fiéis da Igreja Universal a celebrar o Sacramento da Reconciliação durante a adoração do Santíssimo Sacramento. O Santo Padre inspirou-se nas palavras do Saltério «Mas de Ti vem o perdão» (Sl 130: 4) como tema de fundo deste ano. De sexta-feira, 9 de Março, a sábado, 10 de Março, tivemos a oportunidade de adorar o Santíssimo Sacramento, experimentar esse momento de Reconciliação e ser iluminados pois através do perdão e da reconciliação, a escuridão é dissipada e uma «nova luz» se acende nos nossos corações (in Missal Romano, «lucernário» da Vigília Pascal).

Desejo recordar o que escrevi na minha Mensagem de Natal do ano passado: «Exorto todos os grupos e instituições pastorais da Diocese a trabalhar para uma cultura de misericórdia: reconciliação e comunhão entre os jovens e a família. Convido os jovens e as suas famílias a organizar e discutir actividades relacionadas com este tema, dando-nos as mãos para promover uma cultura de misericórdia, de caridade e de alegria». Precisamos urgentemente de uma cultura de misericórdia para promover a reconciliação e a comunhão entre gerações.

Infelizmente, a escuridão permanece e continua a crescer nas nossas famílias. Não existe a família perfeita! Nós não temos pais perfeitos; nós mesmos não somos perfeitos; não nos casamos com a pessoa perfeita e nem temos filhos perfeitos. Os membros da família reclamam um com o outro e ficam desapontados um com o outro. Por essa razão, não pode haver casamento saudável ou família saudável sem o exercício do perdão. Somente confiando na única luz verdadeira – a Luz de Cristo, a luz da Sua Ressurreição e perdão, poderemos dissipar as forças das trevas.

O Papa Francisco falando sobre a família dizia que «o perdão é vital para a nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão, a família torna-se um palco de conflitos e um bastião de queixas. Sem perdão, a família adoece». O perdão desintoxica a alma, purifica a mente e liberta o coração. «Quem não perdoa não tem paz interior e comunhão com Deus. A dor é um veneno que intoxica e mata. Manter uma ferida no coração é uma acção auto-destrutiva. É uma autofagia. Aquele que não perdoa adoece fisicamente, emocionalmente e espiritualmente… É por isso que a família deve ser um lugar de vida e não de morte; um enclave de cura e não de doença; um lugar de perdão e não de culpa» (Discurso do Papa Francisco durante o encontro com as famílias em Cuba, 22 de Setembro de 2015). O perdão e a cura trazem alegria, enquanto a miséria produz dor e causa doenças.

A fim de permitir que a luz de Cristo brilhe sobre as famílias, precisamos de manifestar as três características fundamentais da família católica:

Primeiro de tudo, a família reza. Como podemos orar em família? Deixem-me recordar mais uma vez as palavras do Papa Francisco: «Parece que a oração seja uma coisa pessoal; além disso, nunca se encontra um momento oportuno, tranquilo, em família…». Isto recorda-nos a nós cristãos da necessidade de ser sempre humildes, de perceber que precisamos de Deus. A sugestão do Papa vai directa ao problema: «Todas as famílias precisam de Deus… Precisamos da sua ajuda, da sua força, da sua bênção, da sua misericórdia, do seu perdão. E é preciso simplicidade: para rezar em família, é necessária simplicidade! Rezar juntos o “Pai Nosso”, ao redor da mesa, não é algo extraordinário: é fácil. E rezar juntos o Terço, em família, é muito belo; dá tanta força! E também rezar um pelo outro: o marido pela esposa; a esposa pelo marido; os dois pelos filhos; os filhos pelos pais, pelos avós… Rezar um pelo outro. Isto é rezar em família, e isto fortalece a família: a oração» (Homilia para o Dia da Família, 27 de Outubro de 2013).

Em segundo lugar, a família guarda a fé. De que modo nós, em família, guardamos a nossa fé? Conservamo-la para nós mesmos, na nossa família, como um bem privado ou, como sugere o Papa Francisco, «sabemos partilhá-la com o testemunho, com o acolhimento, com a abertura aos demais?… As famílias cristãs são famílias missionárias. Elas são missionárias também na vida quotidiana, fazendo as coisas de todos os dias, colocando em tudo o sal e o fermento da fé! Guardai a fé em família e colocai o sal e o fermento da fé nas coisas de todos os dias» (Homilia para o Dia da Família, 27 de Outubro de 2013). Com essa mentalidade, podemos manter a fé nas famílias e levar ao quotidiano o sal e o fermento da fé.

Em terceiro lugar, a família vive a alegria. Devemos saber que a verdadeira alegria não é algo superficial, não vem das coisas. O Papa Francisco disse: «A alegria verdadeira vem da harmonia profunda entre as pessoas, que todos sentem no coração, e que nos faz sentir a beleza de estarmos juntos, de nos apoiarmos uns aos outros no caminho da vida». No entanto, «a base desse sentimento de alegria profunda está na presença de Deus, a presença de Deus na família, está o seu amor acolhedor, misericordioso, cheio de respeito por todos. E, acima de tudo, um amor paciente: a paciência é uma virtude de Deus e nos ensina, na família, a ter este amor paciente, um com o outro» (Homilia para o Dia da Família, 27 de Outubro de 2013).

Diante do Círio pascal, convido-vos a meditar sobre o mistério da ressurreição de Cristo. Da luz da vela, discernir e ver que Cristo é rico em amor e perdão no meio da família. Lá podeis encontrar o seu amor, alegria e paz. Lá podeis experimentar verdadeiramente como «a luz de Cristo gloriosamente ressuscitado dissipa as trevas do coração e do espírito».

+ D. Stephen Lee Bun Sang

Bispo de Macau

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *