Lições dos Reis Magos-III

Os Reis Magos mudam

«Os Reis Magos regressaram ao seu país por outro caminho (Mateus 2:12)».

Conforme outros Pais da Igreja, o Papa Bento XVI ressalvou a importância desta passagem do Evangelho: depois dos Reis Magos terem adorado e oferecido ao Menino Jesus os seus presentes, tomaram um caminho diferente, o seu caminho de mudança de vida. O contacto com Jesus, o Messias, foi uma experiência que lhes alterou a vida. E também o deveria ser para nós. Se alguém afirma conhecer Jesus Cristo, que reza a Ele, que o recebe nos Sacramentos e não se torna numa pessoa melhor, num amigo mais fiel, num irmão ou irmã mais amoroso, num pai ou mãe mais cuidadoso, num esposo ou esposa mais carinhoso, então é porque a sua devoção é apenas para os outros verem, ou um exercício sentimental oco.

Os apóstolos são a prova da transformação que resulta do contacto com Jesus. Até as suas mães se teriam espantado ao vê-los transformados de brigões abrutalhados em cavalheiros educados, de orgulhosos e ambiciosos recrutas em humildes servos, de pessoas impulsivas em líderes prudentes, de fracos cobardolas em destemidos mártires.

Tomemos João, como exemplo. Uma certa cidade da Samaria recusou-se a receber Jesus, João e o seu irmão Jaime disseram a Jesus: «“Senhor, quereis que conjuremos para que o fogo do paraíso desça e os consuma? Mas Ele virou-se para eles e admoestou-os” (Lucas 9:54-55)».

Nunca vos aconteceu e a mim também desejarem que Deus castigue imediatamente alguém por algo que não gostámos?

Mesmo assim, quando relemos as cartas de João, escritas na sua velhice, há “amor” presente em tudo. «Crianças, deixem-nos não amar apenas nas intenções e nas palavras, mas realmente e na verdade (João 3:18)».

Que contraste! Tenho a certeza que mesmo João tivesse sido surpreendido com a sua mudança. Tal é o poder de transformar de Jesus! E o que é isso? Deixem-me propor três possíveis explicações.

Jesus é VERDADE. Ele é a Luz. A Luz revela muita coisa: o bem que recebemos de Deus e o mal que espreita escondido no nosso íntimo. O contacto com Jesus revela-nos a nós próprios. A Fé ajuda-nos a descobrir quem realmente somos. Como S. João Paulo II disse: «Cristo sabe o que está no íntimo do Homem. Apenas Ele sabe isso. Muitas vezes o Homem de hoje não sabe o que está dentro dele, nas profundezas da sua mente ou do seu coração. Tantas vezes ele não tem a certeza do significado da sua vida nesta terra. Assim ele é assaltado por dúvidas, dúvidas que se transformam em desespero. Por isso perguntamo-vos, suplicamo-vos humilde e honestamente que deixem Cristo falar com o Homem. Apenas Ele possui palavras de vida, sim, de vida eterna» (Homília Inaugural em 22 de Outubro de 1978). Jesus é o caminho. Ele mostra-nos as melhores alternativas. Nós sentimo-nos melhores ao fazermos as coisas à nossa maneira, mas Ele desafia-nos. O Papa Bento XVI recorda-nos: «O Mundo oferece-nos conforto. Mas vós não fostes feitos para o conforto. Fostes feitos para a grandeza e magnitude».

Jesus é a VIDA. Ele dá-nos forças. Ele ajuda-nos nas nossas fraquezas. Como? Através dos Sacramentos. Os Sacramentos são as linhas condicionantes da Graça que Jesus ganhou para nós. Um católico sério usa frequentemente esses Sacramentos (especialmente a Reconciliação e a Eucaristia). Se eu proclamo que tenho Fé e não uso os Sacramentos, estou a mentir. Tornei-me cristão porque sou um pecador, e acredito que Jesus Cristo tem o poder de fazer de mim um Santo. Ele conseguiu que isso fosse possível ao instituir os Sacramentos. Sem eles, eu – nem ninguém – não seria capaz de mudar. Mesmo que tentasse com todas as minhas energias, com toda a minha força, exaurir-me-ia em vão.

Deixem-me terminar citando algumas passagens dos últimos três Papas:

S. JOÃO PAULO II: «Hoje, dirijo-me à juventude, e digo-lhes: Deixem-se ser seduzidos pelo Eterno, repetindo as palavras do antigo profeta. “Derrotaste-me, Senhor… sois demasiado forte para mim e vós triunfaste” (Jeremias 20:7)».

«Deixem-se serem atraídos por Cristo, o Infinito que apareceu no meio de vós de forma visível e que pode ser imitável. Deixem-se ser atraídos pelo Seu exemplo, o qual mudou a história do Mundo e a dirige para um objectivo excitante. Deixem-se ser amados pelo amor do Espírito Santo, que deseja afastá-los das coisas mundanas para iniciar em vós uma nova vida interior, criada no caminho da verdadeira Rectidão e Santidade de Deus (de acordo com Efeus 4:24)».

«Apaixonem-se por Jesus Cristo, para viverem a sua própria vida, de forma que o vosso mundo possa ter a vida e a luz do Evangelho» (Mensagem para o 29º Dia Mundial das Vocações a 1 de Novembro de 1991).

BENTO XVI: «Apelo a todos vós: Abram de par em par os vossos corações a Deus! Deixem-se ser surpreendidos por Cristo! Deixem-No ter o direito de “liberdade de palavra” durante estes dias! Abram as portas da vossa liberdade a este amor misericordioso! Partilhem as vossas alegrias e dores com Cristo e deixem-no iluminar as vossas mentes com a sua luz e tocar os vossos corações com a sua graça. Nestes dias abençoados pela partilha e a alegria, possam vocês terem a experiência libertadora da Igreja como o lugar onde o misericordioso amor de Deus chega a todas as pessoas. Na Igreja» (20º Dia Mundial das Vocações a 18 de Agosto de 2005).

FRANCISCO: «Os que conhecem Jesus, que se encontraram pessoalmente com Ele, continuam fascinados, atraídos por tanta bondade, tanta beleza, e imensa humildade e simplicidade. Procurem Jesus, encontrem Jesus. Este é o maior tesouro possível! Quantas pessoas, quantos Santos, ao lerem o Evangelho com o coração aberto, foram tocados por Jesus, e convertidas a Ele. Pensem em S. Francisco de Assis. Ele já era cristão, mas medíocre e insípido. Quando leu o Evangelho, num momento decisivo da sua juventude, ele encontrou-se com Jesus e descobriu o Reino de Deus, e então os sonhos de glória mundana desvaneceram-se. O Evangelho dá-nos a conhecer Jesus, real e vivo. Ele preenche e muda as vossas vidas. Assim é, deixem tudo. Na realidade vós podereis mudar o vosso modo de vida, ou mesmo continuarem a fazer o que faziam antes, mas vós estareis mudados, vós tereis nascido de novo. Descobris que vos foi dado um sentido, gosto, luz em tudo, mesmo nas dificuldades, mesmo no sofrimento, mesmo na morte. Leiam o Evangelho, leiam o Evangelho… Já tínhamos dito isto antes, lembram-se? Leiam uma passagem do Evangelho diariamente. Talvez possam trazer convosco uma pequena cópia do Evangelho, no bolso, ou na mala de mão – tenham-no sempre à mão, em qualquer oportunidade. E, nele, ao lerem uma passagem do Evangelho descobrirão Jesus» (Angelus, 27 de Julho de 2014).

Pe. José Mario Mandía

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *