TEOLOGIA, UMA DENTADA DE CADA VEZ (121)

TEOLOGIA, UMA DENTADA DE CADA VEZ (121)

O que nos faz o Baptismo?

O que faz o Baptismo que é absolutamente importante?

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) resume os efeitos do Sacramento do Baptismo, no ponto 263:

“[1] O Baptismo perdoa [1.1] o pecado original, [1.2] todos os pecados pessoais e [1.3] as penas devidas ao pecado;

[2] faz participar na vida divina trinitária mediante a graça santificante, a graça da justificação que incorpora em Cristo e na Igreja; [3] faz participar no sacerdócio de Cristo e constitui o fundamento da comunhão entre todos os cristãos; [4] confere as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo.

[5] O baptizado pertence para sempre a Cristo: com efeito, é assinalado com o selo indelével de Cristo (carácter)”.

PERDÃO DOS PECADOS E CASTIGO CONSEQUENTE

Em cada pecado existem dois elementos: [1] a culpa do pecado e [2] a “dívida” em que se incorre, isto é, a necessidade de reparação pela nossa ofensa. O Baptismo tem um poder tão grande que elimina tanto a culpa como a dívida. Por outras palavras, se se morrer imediatamente depois do Baptismo, a alma vai directa para o Paraíso sem necessidade de passar pelo purgatório!

No entanto, isto não significa que a pessoa se torne incapaz de pecar após ser baptizada: “No baptizado permanecem, no entanto, certas consequências temporais do pecado, como os sofrimentos, a doença, a morte, ou as fragilidades inerentes à vida, como as fraquezas de carácter, etc., assim como uma inclinação para o pecado a que a Tradição chama concupiscência ou, metaforicamente, a ‘isca’ ou ‘aguilhão’ do pecado (fomes peccati): ‘Deixada para os nossos combates, a concupiscência não pode fazer mal àqueles que, não consentindo nela, resistem corajosamente pela graça de Cristo’ (Concílio de Trento, 1546). Bem pelo contrário, «aquele que tiver combatido segundo as regras será coroado» (2 Tm., 2, 5)” (Catecismo da Igreja Católica nº 1264).

GRAÇA SANTIFICANTE

Já aqui falámos sobre a graça santificante (ver TEOLOGIA, UMA DENTADA DE CADA VEZ n.º 115). O Catecismo da Igreja Católica (nº 1266) especifica melhor o que a graça santificante faz:

“A Santíssima Trindade confere ao baptizado a graça santificante, a graça da justificação, que:

[1] o torna capaz de crer em Deus, esperar n’Ele e O amar, pelas virtudes teologais;

[2] lhe dá o poder de viver e agir sob a moção do Espírito Santo e pelos dons do Espírito Santo;

[3] lhe permite crescer no bem, pelas virtudes morais.

Assim, todo o organismo da vida sobrenatural do cristão tem a sua raiz no santo Baptismo”

INCORPORAÇÃO NA IGREJA

O Catecismo da Igreja Católica ensina, em traços gerais, que por meio do Baptismo:

[1] Tornamo-nos membros de Cristo, e também «membros uns dos outros» (Efésios 4:25), sem qualquer discriminação;

[2] compartilhamos a missão sacerdotal, profética e real de Cristo (ver TEOLOGIA, UMA DENTADA DE CADA VEZ n.º 65 para uma compreensão mais detalhada);

[3] adquirimos responsabilidades e deveres, mas também direitos e privilégios dentro da Igreja, como sermos fortalecidos pelos sacramentos e nutridos pela Palavra de Deus;

[4] e com tudo isto participamos na missão da Igreja. (CIC excertos)

CARÁCTER

O Baptismo, tal como a Confirmação e as Ordens Sagradas, deixam uma marca nas almas (ver TEOLOGIA, UMA DENTADA DE CADA VEZ n.º 115). O pecado não pode apagar essa marca, embora impeça o baptizado de produzir frutos espirituais. O que esta marca, ou selo, faz? Segundo o Catecismo da Igreja Católica:

[1] Configura a pessoa a Cristo – faz dela uma imagem do Filho Amado;

[2] consagra a pessoa ao culto cristão – permite a participação na Sagrada Liturgia;

[3] marca-o para a vida eterna. Deve-se notar que o Cristão tem a obrigação de permanecer fiel ao seu chamamento para se qualificar para a recompensa eterna. (CIC excertos)

PODEMOS SER SALVOS SEM BAPTISMO?

“O Baptismo é necessário para a salvação daqueles a quem foi anunciado o Evangelho e que têm a possibilidade de pedir este sacramento” (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica nº 261).

E se alguém morrer sem haver sido baptizado? É possível ser salvo? Ora, a misericórdia de Deus é infinita. Portanto:

“[1] Porque Cristo morreu para a salvação de todos, podem ser salvos mesmo sem o Baptismo os que morrem por causa da fé (Baptismo de sangue);

[2] os catecúmenos, e todos os que sob o impulso da graça, sem conhecer Cristo e a Igreja, procuram sinceramente a Deus e se esforçam por cumprir a sua vontade (Baptismo de desejo).

[3] Quanto às crianças, mortas sem Baptismo, a Igreja na sua liturgia confia-as à misericórdia de Deus” (CCIC nº 262).

Pe. José Mario Mandía

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *