Mensagem de Páscoa do Bispo de Macau

Propagai a esperança com maior entusiasmo!

“Nós sabemos, Cristo, a minha esperança, ressuscitou dos mortos. Rei vitorioso, mostra a Vossa misericórdia.” (Sequencia, Páscoa). Aleluia! “Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.” (Misericordiae Vultus 2)

O Papa Francisco disse numa ocasião que existe uma coisa como “fio de esperança” que une toda a história da salvação (Homilia da Missa diária, de 17 de Março de 2016), a qual inicia em Abraão e termina na morte e ressurreição de Jesus – Páscoa. É a festa da nova esperança – Jesus ressuscitou e nunca mais morre. Esta nova esperança abriu a porta para uma nova vida, uma nova dimensão para a humanidade: a Vida é mais forte que a morte; o Bom é mais forte que o mau; o Amor é mais forte que o ódio; a Verdade é mais forte que a mentira. Cristo ressuscitado leva atrás dEle todos nós para o novo dia de Deus, novo para todos nós. Isso é porque, por meio do Sacramento de Baptismo, o Senhor nos construiu uma ponte de travessia, através da qual chega até nós o Dia Novo. Cristo ressuscitado leva-nos pela sua mão para a Luz, o Bom, Amor e Verdade.

“E o que une aquele primeiro momento a este último momento é o fio de esperança; e o que une a minha vida cristã à nossa vida cristã, de um momento para outro, para ir sempre avante – pecadores, mas avante – é a esperança; e o que nos dá a paz em tempos difíceis, nos momentos mais sombrios da vida é a esperança. A esperança não desilude, está sempre ali: silenciosa, humilde, mas forte.” (Homilia da Missa diária, de 17 de Março de 2016)

Nesta Páscoa, peçamos a graça de Cristo Ressuscitado para nos manter na esperança da Igreja, porque ela não “falha”. Num mundo e em sociedades cheias de guerras, violência, crimes, corrupção, impurezas, injustiças, onde parece que já não existe esperança humana, é esta esperança que nos conduz para a frente. Nesta esperança podemos encontrar alegria, às vezes uma grande alegria, noutras uma grande paz.

Além disso, é meu sincero desejo que todos vós propagais com maior entusiasmo esta esperança da Páscoa, alegria e paz no seu meio, nas diferentes paróquias, serviços, escolas, universidades, comunidades, para que mais pessoas possam aproximar-se do Cristo Ressuscitado. Concretamente, espero que haja no próximo ano um aumento significativo de catecúmenos nas paróquias, escolas e catequeses. Lembrem-se de mandar esta mensagem para os jovens para que com esta esperança eles sintam a maior urgência da missão e responsabilidade a fim de aceitarem a chamada do Senhor para se dedicarem totalmente ao serviço de salvar almas.

Nesta época da Páscoa do Ano Jubilar da Misericórdia, peço a todos vós que recorrereis a Regina Coeli, Spes Nostra, Mater Misericórdia (Rainha dos Céus, Esperança Nossa, Mãe da Misericórdia). Que a pureza e o amor justo do seu vulto nos vigiem, para que todos nós possamos encontrar a misericórdia e a esperança do Pai Celeste nas nossas dificuldades diárias, incertezas e aparentes falhas, e que a Sua Misericórdia esteja presente quando disseminamos esperança, alegria e paz aos nossos vizinhos.

+ D. Stephen Lee

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *